A MATEMÁTICA NO DIA A DIA
JUSTIFICATIVA
O estudo da matemática é
importante para o desenvolvimento da autonomia e aprendizado, pois tornando o
aluno mais autônomo, o ensino/ aprendizagem torna-se muito mais concreto e
simples.
Desse modo, o estudo da
matemática deve ser visto como uma proposta que vai além dos números, sendo construída
em conjunto com os alunos fazendo-os entender os reais objetivos da matemática,
colocando em confronto as ideias, baseada numa teoria revolucionária do
conhecimento.
OBJETIVOS
Pretendemos
que os alunos se utilizem desse aprendizado para a compreensão do processo de
medição e que possam participar de atividades lúdicas que lhes deem prazer de
aprender.
Pretendemos
também que tragam para a sala de aula experiências de seu cotidiano que
desenvolvam seu raciocínio, sua atenção a suas potencialidades e assim possam
utilizá-las concretamente em sua vida diária.
Conteúdo
·
Adição e subtração;
·
Raciocínio lógico;
·
Grandezas e medidas;
·
Localização no espaço;
DESENVOLVIMENTO
A professora dará início à
aula falando sobre a importância do software Supermercado e suas funções,
trabalhando raciocínio lógico, autonomia, cálculos. Os alunos realizarão em um
primeiro momento a exploração do espaço, movendo o carrinho de compras através
das quatro setas presentes no teclado, para isso selecionarão a opção Passeio
no menu principal.
Nesta atividade os alunos
irão conhecer todos os setores. Sob a orientação da professora no software
Supermercado, os alunos deverão clicar em lista de compras > nível básico
> aparecerá uma lista que o aluno deverá ver e depois fechá-la > logo
após deverão efetuar as compras > ao término das compras deverão dirigir-se
ao caixa manual.
Para realização dessa
atividade o aluno deverá comprar apenas os produtos mencionados na lista de
compras, tomando cuidado com a quantia de dinheiro que possui em sua carteira,
devendo estar atento para pesos e medidas de cada produto. A atividade também
desenvolverá o raciocínio lógico desenvolvendo a autonomia e responsabilidade.
AVALIAÇÃO
·
Observar se a criança
compara grandezas e medidas;
·
Analisar se a criança
desenvolveu a autonomia;
·
Verificar se a
criança soma com reserva e subtrai sem reserva;
·
Observar se
individualmente a criança monta o seu livro que foi proposto pela professora.
Fotos da Aula
Fotos da Aula
Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário