Projeto de Matemática
INTRODUÇÃO
A Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender a
atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é visto como fruto da
construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e
cultural. Como podemos ver, a matemática está presente cada vez mais no nosso
dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez
mais rápida e renovadora.
A
Matemática não impõe limites à imaginação. É a única ciência com a capacidade
de passar das observações das coisas visíveis à imaginação das coisas
invisíveis.
Estudar
Matemática desenvolve múltiplas capacidades, competências e talento, essenciais
a uma integração consistente e bem sucedida no atual mercado de trabalho.
Segundo
Danyluk (2002) a matemática é uma linguagem, que pode ser compreendida e possui
um significado, assim como a Língua Portuguesa, por exemplo. Porém, a leitura
da linguagem matemática torna-se difícil, se a criança não compreende o sentido
dos símbolos apresentados.
Faz-se
necessário, deste modo, que, especialmente nos anos iniciais, a matemática seja
lida e interpretada, de modo que as crianças possam manter uma boa relação com
a aprendizagem dos números.
Danyluk
a apresenta:
A
alfabetização matemática diz respeito aos atos de aprender a ler e a escrever a
linguagem matemática, usada nas séries iniciais da escolarização. Compreendo
alfabetização matemática, portanto, como fenômeno que trata da compreensão, da
interpretação e da comunicação dos conteúdos matemáticos ensinados na escola,
tidos como iniciais para a construção do conhecimento matemático (2002, p. 20).
O importante no processo de ensino da Matemática nos anos
iniciais é oferecer às crianças oportunidades para identificarem relações
numéricas espaciais e aplicarem-nas em situações cada vez mais elaboradas e
complexas.
OBJETIVO GERAL
·
Estimular
o crescimento coletivo e individual para a inserção de cada indivíduo no mundo
das relações sociais;
·
Desenvolver o raciocínio lógico acerca
da resolução de problemas matemáticos;
·
A noção de competências matemáticas
está associada a conhecimentos e atitudes relativas à matemática, que, de forma
integrada, a criança deve desenvolver e ser capaz de usar.
OBJETIVO ESPECÍFICO
·
Planejar e criar estratégias de
resolução para situações novas;
·
Utilizar diversos tipos de
linguagens matemáticas e empregá-las nas suas argumentações;
·
Apresentar situações problemas de
forma com que os alunos desenvolva o raciocínio lógico com mais agilidade;
·
Fazer com que os alunos identifiquem
e compreendam as informações dos problemas;
·
Desenvolver a confiança na própria
capacidade do aluno na elaboração de estratégias pessoais.
PÚBLICO ALVO
4º e 5° Anos do Ensino Fundamental.
RECURSO HUMANO
· Professores regentes do quinto ano
· Professor de informática
CONTEÚDOS
·
Identificar as frações
em situações problemas.
·
Escrever, ler e ordenar
números com vírgula e frações.
·
Resolver situações
problemas mentalmente, utilizando estratégias pessoais e cálculos
convencionais.
- Problemas
de adição e subtração indicando grandes quantidades.
- Problemas
envolvendo duas operações.
- Leitura
de gráficos interpretando situações.
- Construir
gráficos.
CRONOGRAMA
·
Dois bimestres.
METODOLOGIA
Explicação oral e escrita, exemplos, atividades (problemas sempre levando o cotidiano em conta), correção coletiva, em dupla e correção individual no caderno e no livro do aluno e atividades extras. Em caso de dúvidas há nova explicação acerca do conteúdo e ênfase nas dificuldades apresentadas.
·
Aulas
expositivas e demonstrativas, buscando sempre relacionar a Matemática ao
cotidiano.
·
Preparar aulas no data-show, utilizando os
recursos da informática.
·
Utilizar
materiais que auxiliem o ensino da Matemática.
·
Trabalha com vídeos matemáticos: filmes,
desenhos (como Donald no país da matemática, Walt Disney Productions),
documentários, entrevistas.
·
Utilize o computador: programas de construção
de gráficos, construção de figuras Geométricas.
·
Utilizar a Internet como um canal de pesquisas,
acompanhadas pelo professor o aluno pode saber mais sobre a história da
Matemática e dos números, curiosidades, jogos, desafios e etc.
·
Utilizar o site:
AVALIAÇÃO
Cada conteúdo trabalhado, o rendimento
do aluno será avaliado por meio de atividades extras coletivas e individuais,
onde serão atribuídos conceitos de acordo com as atividades propostas,
participação e interesse do aluno.
REFERÊNCIAS
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
DANYLUK, Ocsana. Alfabetização
matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 2ª edição. Porto
Alegre: Ediupf, 2002.
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