Projeto de Matemática


Projeto de Matemática

INTRODUÇÃO

A Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender a atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é visto como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural. Como podemos ver, a matemática está presente cada vez mais no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora.
A Matemática não impõe limites à imaginação. É a única ciência com a capacidade de passar das observações das coisas visíveis à imaginação das coisas invisíveis. 
Estudar Matemática desenvolve múltiplas capacidades, competências e talento, essenciais a uma integração consistente e bem sucedida no atual mercado de trabalho.
Segundo Danyluk (2002) a matemática é uma linguagem, que pode ser compreendida e possui um significado, assim como a Língua Portuguesa, por exemplo. Porém, a leitura da linguagem matemática torna-se difícil, se a criança não compreende o sentido dos símbolos apresentados.
Faz-se necessário, deste modo, que, especialmente nos anos iniciais, a matemática seja lida e interpretada, de modo que as crianças possam manter uma boa relação com a aprendizagem dos números.
Danyluk a apresenta:

A alfabetização matemática diz respeito aos atos de aprender a ler e a escrever a linguagem matemática, usada nas séries iniciais da escolarização. Compreendo alfabetização matemática, portanto, como fenômeno que trata da compreensão, da interpretação e da comunicação dos conteúdos matemáticos ensinados na escola, tidos como iniciais para a construção do conhecimento matemático (2002, p. 20).

O importante no processo de ensino da Matemática nos anos iniciais é oferecer às crianças oportunidades para identificarem relações numéricas espaciais e aplicarem-nas em situações cada vez mais elaboradas e complexas.

OBJETIVO GERAL

·         Estimular o crescimento coletivo e individual para a inserção de cada indivíduo no mundo das relações sociais;
·         Desenvolver o raciocínio lógico acerca da resolução de problemas matemáticos;
·         A noção de competências matemáticas está associada a conhecimentos e atitudes relativas à matemática, que, de forma integrada, a criança deve desenvolver e ser capaz de usar.

OBJETIVO ESPECÍFICO

·         Planejar e criar estratégias de resolução para situações novas;
·         Utilizar diversos tipos de linguagens matemáticas e empregá-las nas suas argumentações;
·         Apresentar situações problemas de forma com que os alunos desenvolva o raciocínio lógico com mais agilidade;
·         Fazer com que os alunos identifiquem e compreendam as informações dos problemas;
·         Desenvolver a confiança na própria capacidade do aluno na elaboração de estratégias pessoais.

PÚBLICO ALVO

4º e 5° Anos do Ensino Fundamental.

RECURSO HUMANO

·      Professores regentes do quinto ano
·      Professor de informática

CONTEÚDOS

·         Identificar as frações em situações problemas. 
·         Escrever, ler e ordenar números com vírgula e frações. 
·         Resolver situações problemas mentalmente, utilizando estratégias pessoais e cálculos convencionais. 
  • Problemas de adição e subtração indicando grandes quantidades.
  • Problemas envolvendo duas operações.
  • Leitura de gráficos interpretando situações.
  • Construir gráficos. 

CRONOGRAMA

·      Dois bimestres.

METODOLOGIA

           Explicação oral e escrita, exemplos, atividades (problemas sempre levando o cotidiano em conta), correção coletiva, em dupla e correção individual no caderno e no livro do aluno e atividades extras. Em caso de dúvidas há nova explicação acerca do conteúdo e ênfase nas dificuldades apresentadas.
·         Aulas expositivas e demonstrativas, buscando sempre relacionar a Matemática ao cotidiano. 
·          Preparar aulas no data-show, utilizando os recursos da informática. 
·         Utilizar materiais que auxiliem o ensino da Matemática.
·          Trabalha com vídeos matemáticos: filmes, desenhos (como Donald no país da matemática, Walt Disney Productions), documentários, entrevistas. 
·          Utilize o computador: programas de construção de gráficos, construção de figuras Geométricas. 
·          Utilizar a Internet como um canal de pesquisas, acompanhadas pelo professor o aluno pode saber mais sobre a história da Matemática e dos números, curiosidades, jogos, desafios e etc. 
·         Utilizar o site:
AVALIAÇÃO


Cada conteúdo trabalhado, o rendimento do aluno será avaliado por meio de atividades extras coletivas e individuais, onde serão atribuídos conceitos de acordo com as atividades propostas, participação e interesse do aluno.

REFERÊNCIAS

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DANYLUK, Ocsana. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 2ª edição. Porto Alegre: Ediupf, 2002. 

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